MENU

Sucessão: Presidente da Amanco vai comandar a Philips

Publicado: 01 Junho, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Philips elegeu um executivo com dez anos de experiência em cargos de CEO e histórico na área comercial para comandar os negócios no Brasil. O escolhido é Marcos Bicudo, que preside a fabricante de tubos e conexões Amanco no país desde 2005. Antes, o executivo dirigiu a SC Johnson, fabricante da cera Johnson, em Portugal. Na Philips, o executivo assumirá o novo cargo no dia 13 de julho.

Durante sua gestão, entre 2005 e 2008, a Amanco dobrou o faturamento no Brasil e quintuplicou sua rentabilidade. No ano passado, as vendas líquidas da fabricante de tubos e conexões cresceram 22%, totalizando R$ 607 milhões.

A Amanco informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o novo presidente no Brasil será anunciado nos próximos dias. A empresa é controlada, desde 2007, pela multinacional mexicana do setor petroquímico Mexichem.

Em entrevista ao Valor, Bicudo afirmou que buscou construir na Amanco uma "sólida equipe de liderança" e atribui os resultados obtidos ao envolvimento dos diretores. "Não acredito no estilo one man show".

Desde a saída de Paulo Zottolo da presidência da Philips, no fim de outubro de 2008, o cargo permaneceu vago. O holandês Robert van de Riet foi indicado para ocupar interinamente o cargo.

Bicudo assume a Philips em um momento de transição. A multinacional holandesa, mais conhecida pelos aparelhos eletrônicos, como televisores, decidiu redirecionar o seu foco. O grupo está investindo na área de equipamentos médicos, iluminação e produtos relacionados a estilo de vida e cuidados pessoais.

Em entrevista ao Valor em março deste ano, Steve Rusckowski, presidente mundial da divisão de cuidados com a saúde da Philips, afirmou que a multinacional está buscando novas aquisições na área médica no Brasil e que pretende trazer ao país novas linhas de produtos.

A empresa, uma das maiores fabricantes mundiais de lâmpadas, também está ampliando seu portfólio nesse segmento. Em 2007, o grupo adquiriu a PLI, maior fabricante de luminárias da Europa. Os produtos começarão a ser vendidos em junho no varejo brasileiro.

Fonte: Valor