MENU

Tata estuda fábrica de carros no Brasil

Publicado: 17 Setembro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A gigante Tata Motors, da Índia, estuda a implantação de uma fábrica de automóveis no Brasil. Ravi Kant, o número 2 da empresa, confirmou na quarta-feira, 15, que a Tata iniciará uma segunda onda de globalização da sua produção. Segundo Kant, falta decidir se a nova fábrica será instalada no Brasil ou no México. "Enviamos nossos especialistas para a região e eles estão percorrendo tanto o Brasil como o México para chegar a uma conclusão sobre onde seria mais adequado o estabelecimento da fábrica", afirmou Kant. Segundo ele, além da primeira planta na América Latina, outras duas serão instaladas em outras regiões do mundo.

O executivo não quis revelar de quanto seria o investimento, nem quais veículos seriam produzidos numa eventual planta brasileira. "Mas o que eu posso dizer é que essa nova fábrica será usada como plataforma para as exportações de nossos carros para toda a América Latina", disse. "Queremos ter um local de produção, mas também fortalecer a distribuição dos veículos na região e sua comercialização", acrescentou.

A Tata já abriu fábricas na Tailândia e na África do Sul. E também controla, no Reino Unido, plantas de produção da Land Rover e Jaguar, empresas adquiridas pela indiana. Agora, se lança em uma nova onda de internacionalização. Para isso, não hesitou em contratar o alemão Carl-Peter Forster como CEO. Forster comandou tanto a BMW como a GM europeia no passado.

Fonte: O Estado de S. Paulo