MENU

Taubaté (SP): trabalhadores na Ford aderem ao Programa de Proteção ao Emprego

Publicado: 10 Dezembro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Metalúrgicos na Ford aprovaram acordo do PPE nesta quarta-feira (09)

Os trabalhadores na Ford de Taubaté (SP) aprovaram o acordo de adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e a empresa, em assembleia nesta quarta-feira (9).

O acordo prevê a redução de jornada de trabalho de 20% e 10% no salário para 1,7 mil trabalhadores a partir de março de 2016, sendo que o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) complementa a metade dessa redução do salário. A duração do acordo é válida por um ano e também foi acordado estabilidade de emprego até março de 2018.

Para a coordenadora do Comitê Sindical de Empresa na Ford e secretária de Comunicação na Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Claudia Marques da Silva, o PPE é uma importante ferramenta para a preservação de empregos. “O vínculo de emprego não se perde durante uma crise passageira, ou seja, o trabalhador não perde sua qualificação específica do setor e da empresa e seu vínculo empregatício. Além disso, o Programa só pode ser aderido por empresas que estão realmente em momentos temporários de retração”, disse.

Já são 6,5 mil trabalhadores com os empregos protegidos na base dos metalúrgicos de Taubaté. A montadora é a terceira empresa a aprovar o acordo de adesão ao Programa na região. As demais que aderiram ao Programa é a Volkswagen (3,9 mil) e a Gestam (900).

Greve na LG
Enquanto os trabalhadores na Ford comemoram a manutenção de empregos, os metalúrgicos na LG, em Taubaté, estão em greve há seis dias e por tempo indeterminado. A paralisação foi deflagrada na última sexta-feira (4), após a empresa anunciar a demissão de 453 trabalhadores.

“A empresa alega que é preciso readequar a produção à demanda atual da fábrica. Mas sabemos que existem outras alternativas antes de anunciar as demissões, como por exemplo o Programa de Proteção ao Emprego”, contou Claudia.

Crédito: CNM/CUT
LGLG
Trabalhadores na LG e seus familiares em passeata contra as demissões na empresa


Ainda de acordo com a dirigente, na tarde da última sexta-feira (3), os trabalhadores e seus familiares fizeram uma passeata pela cidade reivindicando o fim das demissões. Ainda na parte da manhã, a empresa não chegou a um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos em reunião na capital, intermediada pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)