MENU

Tenaris tem alta de 33% no lucro após maiores vendas

Publicado: 23 Fevereiro, 2012 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Tenaris, maior produtora mundial de tubos de aço para a indústria do petróleo, teve surpreendente alta de 33 por cento no lucro líquido do quarto trimestre, o que em parte se deve a vendas maiores.

O lucro líquido subiu para 426,3 milhões de dólares, ante 321,2 milhões de dólares no quarto trimestre de 2010. O resultado veio bem acima da previsão média de 365 milhões de dólares em uma pesquisa da Reuters com analistas, cujas estimativas variavam de 333 milhões a 386,6 milhões de dólares.

As vendas líquidas trimestrais também subiram 33 por cento em relação a um ano antes e somaram 2,75 bilhões de dólares.

A Tenaris, com sede em Luxemburgo, é controlada pelo grupo argentino Techint. Suas operações estão intimamente ligadas à exploração de energia e seus ganhos refletiram os altos preços do petróleo.

Em 2011 como um todo, o lucro líquido saltou 25 por cento, para 1,42 bilhão de dólares, e as vendas líquidas tiveram crescimento de 29 por cento, para 9,97 bilhões de dólares.

No ano, "os investimentos somaram 863 milhões de dólares, incluindo a conclusão de nossa nova siderúrgica no México", disse a companhia em comunicado. "A demanda global por energia, apesar da difícil situação econômica na Europa, continuará a crescer, e isso está fazendo as companhias de energia a aumentarem o investimento", previu.

"Em 2012, as atividades de perfuração na América do Norte devem continuar perto dos níveis atuais. No restante do mundo, devem continuar a crescer, beneficiadas pelos atuais preços de gás e petróleo e pelo crescimento das reservas não convencionais e em águas profundas, assim como a perfuração de gás convencional", acrescentou.

Fonte: Estadão