MENU

Toyota: Metalúrgicos aprovam ajustes no calendário de produção de 2020

Acordo foi negociado para minimizar os impactos dos dias parados com a pandemia da Covid-19 na produção do novo veículo; aprovada em assembleia eletrônica, proposta teve 82,83% dos votos favoráveis

Publicado: 13 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Com 82,83% dos votos favoráveis, os metalúrgicos da planta da Toyota em Sorocaba aprovaram os ajustes no calendário de produção para 2020, negociados pelo Sindicato dos Metalúrgico de Sorocaba e Região (SMetal). Um dos objetivos das adequações é atender ao volume de produção planejado para o ano e minimizar os impactos no novo projeto da montadora.

Segundo o secretário geral do SMetal, Silvio Ferreira, há cerca de duas semanas, a montadora procurou a entidade para negociar um novo acordo de compensação dos dias para 2020, devido a paralisação das atividades realizada para evitar a disseminação da Covid-19 no início da pandemia. A empresa está na fase de treinamento e adequações da linha para a produção do novo SUV compacto, que deve ser lançado em 2021.

“Com a pandemia, a empresa falou sobre necessidade de alguns ajustes no calendário da produção para manter o novo projeto. Durante a negociação, buscamos a melhor maneira de realizar essas adequações sem prejudicar o trabalhador e também para que eles pudessem organizar os momentos de lazer com familiares e amigos”, explica.

A assembleia foi realizada à distância, pela plataforma eletrônica do SMetal, e ficou disponível entre os dias 8 e 9 de outubro. Dos 1.921 trabalhadores da empresa aptos a votar, 1.217 (63,35%) participaram da assembleia eletrônica. 1.008 (82,83%) deles foram favoráveis ao acordo, 154 (12,65%) contrários e outros 55 (4,52%) preferiram se abster da decisão.

A produção do novo veículo vai gerar 300 novos empregos na montadora e só foi possível após a luta incansável do Sindicato pela implementação da plataforma TNGA na planta local. Segundo a empresa, a seleção deve começar ainda neste ano.

A Toyota em Sorocaba foi inaugurada em 2012 e é uma das mais moderna no Brasil. Com cerca de 2 mil trabalhadores, atualmente ela é responsável pela fabricação dos modelos Etios e Yaris.

*matéria publicada no site do Smetal