MENU

Trabalhador deve votar em quem defende seu emprego e seus direitos

As decisões dos prefeitos e vereadores são determinantes para a manutenção e criação de postos de trabalho

Publicado: 05 Novembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Reforma Trabalhista retira inúmeros direitos e diminui o salário do trabalhador. A Reforma da Previdência torna praticamente impossível que alguém se aposente. Soma-se a isso o desemprego que atinge mais de 13 milhões de pessoas Brasil afora. Tudo isso tem, em comum, o fato de que foram decisões dos políticos escolhidos pelo povo.

Por isso, é fundamental estar consciente da importância das eleições municipais, que acontecem em 15 de novembro. Serão escolhidos os prefeitos (as) e vereadores (as) para os próximos quatro anos. São eles que vão tomar importante decisões que afetam diretamente a vida de todos.

Para o presidente da CNM/CUT e secretário Nacional Sindical do PT, Paulo Cayres, o Paulão, os trabalhadores e as trabalhadoras não podem eleger aqueles que não os representam, que não têm interesse de defender a classe trabalhadora e parar de eleger representantes das elites. Segundo ele, essa não é só uma opinião de um dirigente sindical e partidário, Isso é um diagnóstico.

"A CNM/CUT está colocando a importância dessas eleições 2020 como marco para o movimento sindical se apropriar cada vez mais e ter o papel significativo e diferenciado, inclusive eleger candidatos do movimento sindical. O dirigente sindical está pronto para fazer a defesa da classe trabalhadora em qualquer espaço porque é forjado na luta, na garra. Está todo dia lutando pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.  E ele dentro do parlamento vai conseguir transformar a luta em lei e é isso que a gente precisa!"

Eleições locais

Em relação ao papel do prefeito, cabe à ele administrar a cidade, aplicando o dinheiro público no bem estar da população. É responsabilidade dele, por exemplo, cuidar da iluminação e limpeza da cidade, construir creches e escolas, garantir médicos e remédios para todos. Já os vereadores devem fiscalizar como o prefeito aplica o dinheiro público, e criar leis que melhorem a vida das pessoas. Além disso, as decisões dos prefeitos e vereadores são determinantes para a manutenção e criação de emprego.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, lembra a importância de eleger pessoas comprometidas com os trabalhadores. “A crise econômica foi agravada com a Covid-19 e a falta de investimentos tanto do presidente, quanto do governador e dos prefeitos, faz com que o desemprego dispare e, quem está empregado, vive com medo de ser dispensado. Por isso, temos que eleger pessoas que estejam comprometidas com os trabalhadores, com quem lute por empregos e salários que permitam a todos colocar comida na mesa de suas famílias”.

*matéria publicada no site do Smetal e editada pela CNM/CUT