MENU

Trabalhadores aprovam acordo negociado pelo Sindicato com a Toyota

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) ressalta ainda que a Toyota se compromete com a continuidade da unidade produtiva de São Bernardo e que será formada uma mesa conjunta para discutir e viabilizar novos produtos para a planta

Publicado: 28 Setembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Em assembleia presencial realizada na manhã desta segunda (28) os trabalhadores na Toyota aprovaram acordo negociado entre o Sindicato e a empresa. A negociação teve início na semana passada, após a montadora anunciar que pretende transferir o setor administrativo para a cidade de Sorocaba e abrir um programa de demissão voluntária para reduzir o quadro de trabalhadores em São Bernardo.

A proposta aprovada inclui a abertura de um PDV para todos os trabalhadores da área administrativa, com incentivo de 12 salários e manutenção do plano de saúde por um ano. O programa está aberto inclusive para aqueles que serão transferidos de planta e ainda para os aposentados que atuam na produção.

Para os trabalhadores que mudarão de planta o acordo garantiu o pagamento de dois salários no mês da transferência e 2,4 adicionais àqueles que optarem por mudar seu domicílio para a cidade. Os que ficarem, terão transporte fretado de São Bernardo a Sorocaba por dois nos. A negociação também garantiu um ano de estabilidade a todos os transferidos.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, recebeu com perplexidade a informação de que a Toyota transferiria suas atividades corporativas da planta de São Bernardo.

"No anúncio, a direção da montadora disse que a mudança envolveria 600 trabalhadores e que fariam ainda o desligamento de outros 300. Conversamos com os trabalhadores, que autorizaram o Sindicato a iniciar um processo de negociação com objetivo de tentar reverter a transferência, garantir que a readequação do efetivo fosse realizada de forma voluntária e que a montadora desse garantias para o futuro da planta de SBC", explica.

Para Wagnão, o momento atual tem dificultado muito as negociações, mas ao final foi possível firmar um acordo com garantias importantes. "Diferente do que vivemos em 2015, por exemplo, quando os investimentos do Inovar Auto tornaram possível a ampliação da planta da Toyota e a construção do Centro de desenvolvimento, hoje não há qualquer ação dos governos em defesa da indústria e dos empregos. Eles mantiveram a decisão de transferência, mas conseguimos um acordo bom para aqueles que serão transferidos, com estabilidade, e um PDV num bom patamar, de forma que as saídas aconteçam de forma voluntária".

O dirigente destaca que houve também uma redução no número de transferidos e na meta de redução do efetivo. "A empresa pretendia transferir 600 trabalhadores e conseguimos reduzir para 490. Dos 300 que a fábrica pretendia tirar, negociamos para que a meta seja de 120."

Wagnão ressalta ainda que a Toyota se compromete com a continuidade da unidade produtiva de São Bernardo e que será formada uma mesa conjunta para discutir e viabilizar novos produtos para a planta. "A partir desse entendimento e do fechamento desse acordo, estamos agora voltados a buscar condições para ampliar a capacidade de produção da planta".

*Matéria escrita pela Ascom/SMABC