MENU

Trabalhadores aprovam extensão da redução da jornada na Ford Taubaté

Os trabalhadores da Ford Taubaté aprovaram a continuidade da redução da jornada de trabalho no mês de agosto. A votação ocorreu via internet por meio do site do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau)

Publicado: 23 Julho, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Trabalhadores aprovam extensão da redução da jornada na Ford TaubatéTrabalhadores aprovam extensão da redução da jornada na Ford Taubaté
Trabalhadores aprovam extensão da redução da jornada na Ford Taubaté

Com 98% dos votos dos trabalhadores da Ford Taubaté, o mês de agosto, a exemplo de julho, terá redução de 25% da jornada de trabalho e garantia de 90% do salário líquido. De acordo com o coordenador do Comitê Sindical de Empresa (CSE), Sinvaldo Cruz, a proposta foi construída entre os representantes dos trabalhadores e da montadora no município.

Entre os itens, estão ainda a manutenção do 13º com base no salário nominal e o período aquisitivo de férias, que não sofrerá alteração durante a aplicação da medida de redução da jornada de trabalho e salário.

“Em tempos de pandemia, a nossa grande preocupação é com o trabalhador. Essa proposta visa preservar o emprego e renda na fábrica de Taubaté”, declarou Sinvaldo, ressaltando que os dirigentes sindicais continuam atuando para garantir a segurança e a saúde dos metalúrgicos na produção da Ford.

Retorno

A produção da Ford Taubaté foi parada no dia 23 de março, por conta dos reflexos da pandemia do novo coronavírus no mercado automotivo. No início, a montadora utilizou férias coletivas e banco de horas como ferramentas de flexibilização.

No dia 29 de abril, por meio de uma assembleia online, os trabalhadores aprovaram um acordo para a utilização das medidas de suspensão temporária do contrato de trabalho, que seria aplicada em maio e julho, e a redução da jornada e de salário que ocorreria em junho.

Em 21 de maio, representantes sindicais e da empresa decidiram prorrogar o retorno ao trabalho para o dia 1º de julho. Com isso, ocorreu a inversão dos meses para a implementação da redução de jornada de trabalho e de salário, passando de junho para julho.

De acordo com Sinvaldo, a redução da jornada e de salário foi aplicada a partir de 1º de julho, uma vez que houve entendimento de que o risco à saúde dos trabalhadores e de suas famílias ainda era grande.

Para o retorno, representantes dos trabalhadores e da empresa elaboraram modificações na rotina com diversos protocolos para garantir a segurança e a saúde dos funcionários da montadora.

“Nosso objetivo, como representantes dos trabalhadores, é priorizar a saúde, a segurança e o bem-estar dos funcionários da Ford e de suas famílias”, afirmou Sinvaldo.

*Matéria publicada no site do sindicato