MENU

Trabalhadores votam acordo por empregos e investimentos na Volks Taubaté

As negociações duraram quatro semanas e foram realizadas com dirigentes sindicais que representam os trabalhadores das quatro unidades da Volks no Brasil

Publicado: 14 Setembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Sindmetau
Acordo VWAcordo VW
Acordo VW

Trabalhadores e trabalhadoras na Volkswagen votam nesta quarta-feira (16) um acordo que garante empregos e investimentos em Taubaté. A assembleia será realizada às 15h na fábrica.

A proposta, construída entre representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) e da empresa, foi apresentada em assembleias explicativas nesta segunda-feira (14).

“Diante do momento que vivemos, com várias empresas demitindo, conseguir construir um acordo que dá estabilidade no emprego por cinco anos é uma referência”, afirmou o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião.

O dirigente destacou ainda o descongelamento dos investimentos para Taubaté, com o início da implantação da plataforma MQB a partir de novembro. “Com a plataforma, a unidade de Taubaté poderá produzir novos modelos de veículos da marca VW.”

O presidente explicou ainda que o acordo na Volkswagen terá impactos positivos na cadeia automotiva de Taubaté. Como muitas fábricas de autopeças e componentes são fornecedoras da montadora, a garantia de produção e a vinda de novos produtos para VW se transformam também em uma proteção aos empregos do setor.

Acordo

As negociações duraram quatro semanas e foram realizadas com dirigentes sindicais que representam os trabalhadores das quatro unidades da Volks no Brasil. O acordo foi elaborado para preservar empregos, investimentos e a sobrevivência das quatro plantas da montadora no Brasil.

Os principais pontos do acordo são:

Estabilidade

- Garantia de estabilidade no emprego até 2025.

Investimentos

- Descongelamento dos investimentos para a planta de Taubaté

- Implantação da plataforma MQB a partir de novembro.

- Produção compartilhada do POLO LA K1 com São Bernardo do Campo.

- Produção do Polo Track (Novo Polo) exclusivo de Taubaté.

- Garantia do segundo modelo para planta de Taubaté.

- Compromisso de negociação com Sindicato em caso de novo produto Gol ou Voyage

PLR

- Garantia de PLR de R$ 12.800 para 2020, com reajuste pelo INPC nos anos seguintes.

Data-base e abono

- Garantia de pagamento de abono em 2020 junto com a 2ª parcela da PLR.

- Data-base garantida até 2024, com reajustes anuais sempre em setembro.

Flexibilidades

- Dependendo do comportamento do mercado, possibilidade de utilização de layoff com até 10 meses de duração.

- Dependendo do comportamento do mercado, possibilidade de redução de jornada.

- Dependendo do comportamento do mercado, possibilidade de abertura de PDV com pagamento de até 35 salários extras.

Negociação

Em agosto, a Volkswagen apresentou aos Sindicatos uma proposta para adequar a produção diante dos efeitos da pandemia, com redução de 35% do efetivo de funcionários nas quatro plantas da montadora no Brasil.

Os Sindicatos Metalúrgicos de Taubaté, ABC, São José dos Pinhais (PR) e São Carlos iniciaram então uma negociação com a empresa com o objetivo de preservar empregos. As reuniões começaram no dia 18 de agosto e se encerraram na madrugada da última sexta-feira, dia 11 de setembro.

Agora, a proposta de acordo para preservar empregos, investimentos e a sobrevivências das quatro plantas da montadora no Brasil será apresentada aos trabalhadores para votação.

A Volkswagen em Taubaté conta com cerca de 3.100 trabalhadores. As atividades na fábrica foram retomadas no início de junho, com a volta de 1.800 trabalhadores após paralisação em março por conta da pandemia. No final de julho, outro grupo de cerca de 1.100 trabalhadores retornou após um período de layoff.

*matéria publicada no site do sindicato