MENU

Tupy avança na exportação de blocos em ferro especial

Publicado: 07 Outubro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A brasileira Tupy, de Joinvile, foi contratada para fornecer os blocos de ferro fundido vermicular dos novos motores V8 Power Stroke desenvolvidos pela Ford para as picapes Super Duty (F-250, F-350, F-450 e F-550), que devem chegar ao mercado norte-americano no início de 2010. Os motores pesarão 72,5 kg menos que o modelo atual, graças à liga metálica adotada, que contribui também para o aumento da resistência.

Antecipando-se ao lançamento, a Ford apresentou o primeiro veículo da nova série em uma feira realizada no Texas. Fernando Cestari de Rizzo, vice-presidente de vendas e marketing da Tupy, esclarece que a escolha da empresa como fornecedora deveu-se à boa receptividade de blocos de motor já entregues à Ford Europa e fabricados com a liga especificada. Blocos V-6 e V-8 fabricados pela Tupy já são fornecidos para os motores da Jaguar e da Range Rover desde 2004. A Ford Europa foi o primeiro cliente a receber blocos em ferro vermicular da empresa catarinense, que utiliza tecnologia da companhia sueca Sintercast.

A Tupy também fornece blocos e cabeçotes de motores em ferro vermicular para a Audi e a MAN, da Alemanha, e para a DAF, da Holanda. Rizzo explica que o ferro fundido vermicular é visto como uma alternativa inovadora pela indústria automotiva, que está sempre à procura de materiais de menor peso e maior durabilidade do que o ferro fundido cinzento. "Nossa equipe de engenheiros dominou a produção em larga escala do ferro fundido vermicular e superou desafios técnicos nos processos especiais de produção e usinagem" afirma o executivo.

Com propriedades mecânicas superiores às dos materiais convencionais, a liga traz como resultado produtos menores, mais leves e mais duráveis.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba