MENU

TVT estreia nesta terça 19 o programa ‘República e Democracia: o futuro não espera’

O vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, é o primeiro convidado. Acompanhe pelo canal 44.1 da Grande São Paulo ou pelas redes sociais

Publicado: 19 Janeiro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
na TVTna TVT
na TVT

O programa ‘República e Democracia: o futuro não espera’ estreia nesta terça-feira (19) na TVT. As entrevistas serão mediadas pelo ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), e pelo doutor em Direito e presidente do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, Wilson Ramos Filho, o Xixo.

A série, que também será veiculada no mesmo dia e horário pela Rádio Brasil Atual, trará 12 lideranças da esquerda e centro-esquerda brasileira em busca de “consensos estratégicos” para a construção de uma unidade progressista, com vistas às eleições presidenciais de 2022. O objetivo é que essa aliança seja capaz de barrar os retrocessos que se acumulam no país desde o golpe de 2016.

Também já estão confirmados diálogos com Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos (Psol), Flávio Dino (PCdoB), Manuela D’Ávila (PCdoB), José Dirceu (PT), Roberto Requião (MDB), Luiza Erundina (Psol), Marina Silva (Rede), Aloizio Mercadante (PT) e o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

A pauta passará pelo Pacto Democrático de 1988, ou seja, a promulgação da Constituição Federal, e pelas áreas de economia, políticas sociais e o enfrentamento da pandemia.

‘Geringonça’

O programa é também um projeto da revista virtual Democracia e Direitos Fundamentais e do Instituto Novos Paradigmas. A organização conta com personalidades da esquerda brasileira e estrangeira, como o sociólogo português Boaventura de Souza Santos.

Portugal é uma inspiração para os organizadores, que seguem a metodologia da “Geringonça” portuguesa, aliança dos partidos progressistas do país que os levou à vitória em 2015 e vem barrando a ascensão da extrema-direita.

Outro exemplo para a construção do projeto é a Frente Ampla do Uruguai. A coalizão que se consagra com a integração de diferentes partidos políticos progressistas com organizações da sociedade civil.

*matéria publicada no site do SMABC