MENU

Vale anuncia investimento de US$ 5,9 bi na Argentina

A Vale fará um investimento de US$ 5,93 bilhões na província de Mendoza, no oeste da Argentina, informou o site da presidência argentina nesta segunda-feira (5/12)

Publicado: 06 Dezembro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A informação foi divulgada após a presidente argentina, Cristina Kirchner, receber uma delegação da Vale liderada pelo presidente do grupo, Murilo Ferreira.

O investimento, no prazo de 30 meses, é destinado a construir o "Complexo Mineiro Industrial de Potássio Rio Colorado" na localidade de Malargüe, e permitirá a criação de 12 mil empregos, além de recuperar ou construir 900 km de ferrovia, destaca o site.

Vale, a maior produtora de ferro do mundo, se comprometeu a construir 400 km de ferrovia de carga nas províncias de Neuquén e Rio Negro, no sul da Argentina, e recuperar outros 500 km.

O grupo também construirá um terminal portuário próprio em Baía Blanca, no litoral atlântico da província de Buenos Aires.

Segundo o site, a produção anual vai superar as quatro milhões de toneladas, o que tornará o complexo "Rio Colorado" o maior em escala produtiva mundial.

O potássio, utilizado como fertilizante, é um nutriente mineral indispensável para a agricultura, e a Argentina, um dos maiores produtores de alimentos do planeta, precisa manter e melhorar a qualidade de suas terras.

Fonte: Brasil Econômico