MENU

Vale: demanda por ferro deve continuar a superar oferta

Publicado: 13 Outubro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O diretor de vendas de minério de ferro para Europa e América do Norte da Vale International, Fidel Blanco, afirmou hoje que a demanda deve continuar a superar a oferta, embora um ar de nervosismo comece a ser sentido na indústria. "Nós esperamos que o mercado de minério de ferro permaneça apertado", disse ele, tendo em vista a combinação do crescimento no consumo de países em desenvolvimento e os desafios à produção e expansão.

Entretanto, a situação macroeconômica é "séria" e gera preocupações para alguns dos clientes de minério de ferro da Vale. "Alguns clientes estão dizendo que estão preocupados porque seus cliente estão preocupados. Parece que as pessoas estão tirando um pouco o pé do acelerador", comentou Blanco.

Mesmo assim, a Vale não prevê uma nova recessão global. "Nós temos uma situação macroeconômica séria, mas precisamos separar o que realmente nos afeta do que é psicológico", disse o diretor. Segundo ele, o crescimento industrial da China e o desenvolvimento do setor imobiliário e da infraestrutura do país ainda são uma forte fonte de consumo, e o contínuo processo de urbanização em outros países da Ásia está acrescentando pressão sobre o fornecimento de aço e matérias-primas.

Enquanto isso, a expansão da produção global de minério de ferro continua a enfrentar "desafios enormes", disse Blanco, se referindo à Vale e suas rivais. "Agora nós temos equipamentos muito sofisticados e pode levar meses para treinar apenas uma pessoa", comentou. "Nós estamos observando altos e crescentes opex (custos de operação) e capex (investimento de capital) na indústria", acrescentou. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Veja