MENU

Vale deve conceder 35% de projeto de minério de ferro à Guiné

Publicado: 05 Outubro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A mineradora vale trabalha em um acordo com o governo da guiné por meio do qual irá conceder 35% de seu projeto de minério de ferro simandou ao governo local, segundo um gerente da companhia brasileira. A concessão ocorrerá para a empresa se adequar às novas leis do setor de mineração introduzidas no país africano.
 
O esperado acordo da vale com guiné deve ser similar ao fechado recentemente entre sua concorrente rio tinto e o governo guineano, relativo a um projeto de minério de ferro na mesma área, disse o gerente à dow jones.
 
O governo da guiné anunciou no mês passado a adoção de uma nova legislação para o setor de mineração, com a meta de aumentar sua participação em projetos mantidos por companhias de commodities que operam no país para 35%, dos 15% anteriores. A intenção do governo é aumentar seus lucros no setor, no país rico em minério de ferro e bauxita.
 
Em abril, o governo fechou acordo com a rio tinto para assumir 35% do projeto que a companhia desenvolve em outra parte do rico depósito simandou.

A Vale informou que está gastando us$ 861 milhões em 2011 para desenvolver seu projeto simandou, que deve começar a operar na segunda metade de 2012 para produzir dois milhões de toneladas por ano, elevando para 15 milhões de toneladas em 2015 e chegando à capacidade total de 50 milhões de toneladas ao ano em 2020, de um minério de alto teor de ferro, comparável em qualidade à produção de carajás no brasil.
 
A mineradora também está investindo em infraestrutura ferroviária na guiné, a fim de transportar o minério. As informações são da dow jones.

Fonte: O Estado de São Paulo