MENU

Vale está perto de conseguir licença para siderúrgica

Publicado: 15 Setembro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Amanhã, dia 16, começa uma nova etapa do processo de licenciamento da Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), projeto que a Vale pretende instalar no município de Anchieta. A primeira audiência pública será realizada em Anchieta, na quinta-feira; a segunda, no dia 20, em Guarapari; e a terceira no dia 22, em Piúma. Todas estão marcadas para começar às 19 horas.

As reuniões serão realizadas nos municípios situados na área de influência do empreendimento e estão abertas à participação de qualquer cidadão que desejar contribuir com a discussão sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da CSU. Os encontros foram marcados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que conduz o processo de licenciamento ambiental do projeto siderúrgico.

As audiências não são conclusivas, no que se refere à liberação ou não de Licença Prévia (LP). As opiniões e críticas dos participantes irão auxiliar os técnicos do Iema na fundamentação do posicionamento técnico e na tomada de decisão no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) sobre o processo de licenciamento ambiental da siderúrgica.

Durante os eventos, haverá a apresentação do projeto pelo empreendedor, assim como da atividade, seus impactos e medidas minimizadoras. O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) está disponível para consulta de qualquer pessoa interessada na sede do Iema, em Jardim América, (Caricacia) e também na internet, na página www.meioambiente.es.gov.br, no link Licenciamento Ambiental/RIMAS, e nas prefeituras da área de influência do empreendimento.

Vários grupos de trabalho foram criados para discutir setores econsequências da implantação de um projeto como de uma siderúrgica que pretende produzir 7 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro por ano. O resultado dos debates desses grupos já foi apresentado em Anchieta.

O Iema também discutiu o processo de licenciamento da CSU com a comissão do Fórum de Ubu, composta por representantes de comunidades e autoridades municipais e estaduais no dia 20 de agosto.

Além do projeto da CSU, os técnicos do Iema estão conduzindo de forma integrada o licenciamento de outros grandes projetos para o Polo de Serviços de Anchieta, como a Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba, e a quarta usina de pelotização da Samarco.

Fonte: A Gazeta - ES