MENU

Vale não vê razões para mudar sistema de preços do minério

Produtora de minério de ferro admite, porém, examinar soluções com clientes que possam trazer "benefícios mútuos"

Publicado: 20 Outubro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Em meio às notícias de que a Vale estaria disponível para discutir novas formas de comercialização do minério de ferro com seus clientes, a mineradora enviou nota ao mercado discordando da possibilidade de mudança no sistema de preços vigente.

"A Vale acredita que os fundamentos para a indústria de metais e mineração continuam sólidos para o médio e longo prazo, não havendo razões para mudanças estruturais no sistema de preços vigente", afirmou em comunicado.

É um recado aos rumores de que o setor de mineração poderia estudar novas formas de venda de minério para as siderúrgicas, já que o método atual (contrato trimestral) não estaria capturando a mudança rápida das cotações diárias em virtude da volatilidade nos mercados.

O informe divulgado nesta quarta-feira (19/10) confirma, entretanto, o viés mais flexível da Vale perante a situação.

"A Vale está sempre aberta a discutir e negociar soluções com seus clientes que possam trazer benefícios mútuos, desde que não se configurem em uma abordagem oportunística, mas sejam direcionadas necessariamente para a adoção de conceitos sustentáveis no longo prazo", relata.

De qualquer forma, a empresa reiterou o apreço pelo sistema trimestral de fixação de preços para o minério de ferro, julgando o mais adequado.

Para a companhia, esse formato equaliza a estabilidade do antigo sistema anual e a flexibilidade do mercado à vista.

"O sistema trimestral, que é parte integrante dos contratos da Vale, vem operando de forma eficiente desde sua implementação há seis trimestres, quando foi largamente adotado pelo mercado global", acrescenta o comunicado.

Na tarde desta quarta-feira, as ações preferenciais classe A da Vale (VALE5) recuavam mais de 2,3% (a R$ 37,88) em dia de instabilidade nas bolsas.

Fonte: Brasil Econômico