MENU

Vale: novo logo é igual a de empresa de calçados

Publicado: 05 Dezembro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Além do símbolo, marca da empresa Vitelli, de Franca, tem fonte parecida com a da Vale. Para multinacional, semelhança não é problema, pois empresa é de setor diferente.

A nova marca da Vale do Rio Doce, empresa brasileira número um em investimentos estrangeiros, foi fruto de um investimento de US$ 50 milhões lançado em uma série de eventos realizados entre sexta-feira (30) e segunda-feira (3). Entretanto, isso não impediu a empresa de mostrar uma logomarca bastante parecida com a de empresa de calçados Vitelli, de Franca (SP).

A semelhança das duas marcas - que correu por blogs na internet nesta terça-feira (4) - começa pelo logotipo em forma de 'v', passa pelas cores (ambas usam o verde) e chegam à fonte usada no nome (ambas usam letras sem serifas). A marca da Vitelli, aliás, já apareceu em anúncios veículos em mídia nacional.

Outro lado

A diretora de comunicação da Vale, Olinta Cardoso, afirma, porém, que as duas marcas não podem ser consideradas iguais. Ela garante, por exemplo, que a fonte usada para escrever o nome Vale na nova marca da empresa foi criada especialmente para a empresa.

A mudança visual foi coordenada pela empresa norte-americana Lippincort Mercer e pela brasileira Cauduro Martino. 'Escolhemos uma empresa local e uma internacional para unir a atuação global da Vale com sua identidade brasileira, representada pelo verde e amarelo', diz.

Segundo a diretora, as semelhanças não vão acarretar qualquer problema para a empresa, uma vez que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) apenas proíbe que marcas semelhantes sejam usadas somente no mesmo setor.

Olinta afirma que existem inclusive outras empresas com o nome Vale no mundo. 'Nem o logo nem o nome são exclusividade nossa. Ninguém vai confundir as duas empresas', diz.

A empresa Vitelli foi procurada no fim da tarde pela reportagem do G1, mas seus representantes não foram encontrados.

Fonte: G1