MENU

Vale: novo presidente deve tirar empresa da mídia

Publicado: 07 Abril, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A indicação de Murilo Pinto de Oliveira Ferreira, ex-diretor da Vale, para assumir a presidência da companhia agradou aos dois lados envolvidos na disputa da cadeira hoje ocupada por Roger Agnelli. De perfil técnico e com trânsito no governo

De perfil técnico e com trânsito no governo, o executivo é visto com bons olhos por investidores e pelos acionistas privados da mineradora, dos quais se aproximou ao longo dos 11 anos que trabalhou na empresa.

Também tem simpatia do governo, especialmente da presidente Dilma Rousseff, com quem teve contato direto quando ela era ministra de Minas e Energia, informa reportagem de Danielle Nogueira, Aguinaldo Novo e Gerson Camarotti.

Com Ferreira na presidência da Vale, há fortes indicações de que a empresa deve apostar na hidrelétrica de Belo Monte.

Quando presidente da Aluvale, ex-subsidiária da Vale que abrigava ativos de alumínio, o executivo defendia a entrada na sociedade da usina. Segundo pessoas próximas a ele, o interesse pelo projeto se mantém, já que a Vale é grande consumidora de energia - responde por mais de 4% do consumo nacional.

Com o possível ingresso em Belo Monte, a Vale solucionaria um dos problemas que o governo Dilma enfrenta hoje: encontrar um substituto para o Bertin no consórcio responsável pela usina.

Fonte: O Globo