MENU

Veículos comerciais impulsionam vendas da SKF no Brasil

Publicado: 12 Maio, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Produção de veículos comerciais em alta e a sinalização de que as exportações estão retornando aos volumes anteriores à crise internacional favoreceram os resultados no Brasil da SKF, fabricante de rolamentos, produtos e sistemas de manutenção industrial no primeiro trimestre de 2011. A divisão automotiva, que representa 60% dos negócios da empresa, foi a grande responsável pelos 11% de alta registrados no faturamento de janeiro a março ante iguais meses de 2010.

O segmento de caminhões contribuiu significativamente para o crescimento das vendas, concentrando 23% de aumento dos contratos de fornecimento de rolamentos. Segundo Eduardo Mendes de Oliveira, gerente de vendas, o momento positivo é reflexo tanto da ampliação da produção das fabricantes já clientes quanto de novos contratos fechados no País.

As exportações também estão contribuindo para o aumento da produção da fábrica de Cajamar, SP. De acordo com Oliveira o mercado estadunidense já deu sinais de recuperação e voltou a comprar as peças brasileiras, assim como os mercados da América do Sul.

Por conta destas expansões a SKF estuda investimento para construção de uma nova linha de montagem em sua fábrica brasileira. O valor do aporte ainda não foi definido, mas o plano é que a linha esteja em funcionamento até o começo de 2013: "O objetivo é substituir gradativamente as peças importadas destinadas ao segmento de veículos comerciais que atualmente chegam da Europa e do México."

As operações brasileiras da SKF representaram 4% do total faturado pelo Grupo no mundo no ano passado, totalizando R$ 800 milhões, o que representou 25% de avanço perante 2009.

Fonte: Autodata

SKF