MENU

ABC: sindicato garante produção da Volks e plataforma mundial de novos modelos

Publicado: 29 Setembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Acordo negociado desde 2012 pelo Sindicato e a direção da Volkswagen que garante a produção em São Bernardo do Campo (SP) da montagem final do Jetta e a continuidade e atualizações da Saveiro e do Gol foi aprovado pelos trabalhadores na empresa em assembleia realizada na tarde de sexta-feira (26), na portaria da fábrica.

As negociações entre os Metalúrgicos do ABC e o presidente da montadora no país, Thomas Schmall, garantiram também uma plataforma mundial para produção de novos modelos. A montagem final do Jetta começará no primeiro semestre de 2015. Já a plataforma mundial estabelece um futuro para além de 2018 para a planta no ABC, pois permitirá que a produção atinja mais sinergia, eficiência e oportunidades.

“A Volks reafirma seu compromisso com os acordos firmados”, destacou Schmall em reunião com o Sindicato. “E se empenhará para que, em conjunto com os trabalhadores, continue buscando soluções negociadas para enfrentar os desafios decorrentes do atual cenário que o mercado de automóveis nos coloca”, prosseguiu o presidente da Volks.

Schmall reafirmou seu compromisso com o acordo firmado em 2012 com o Sindicato (saiba mais abaixo) e confirmou a manutenção dos investimentos previstos no acordo para a planta no ABC.

Na assembleia, o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, afirmou que a negociação prosseguirá no mês de outubro para definir todos os ajustes no acordo.

“Precisávamos garantir o produto para depois negociar o restante. O importante é que não saia desta fábrica quem não queira, coisa que o Sindicato está tentando manter com muita luta”, afirmou o dirigente. Wagner lembrou que o Sindicato não quer o Jetta apenas para a montagem final, mas para realizar todo o processo de fabricação. O sedan é produzido hoje no México. “Nossa luta continua pela produção desde o corte de chapa até o momento de levarmos o veículo pronto para o pátio da fábrica”, explicou.

“A evolução gradativa deve gerar postos de trabalho não só na Volks, mas também nas autopeças do ABC, como a Mahle, Arteb e ZF, por exemplo”, concluiu.

Saiba como é o acordo de 2012
Em março de 2012, os trabalhadores na Volks em São Bernardo aprovaram em assembleia a proposta que garante a permanência da empresa na cidade por 10 anos, reajuste salarial acima da inflação, PLR negociado por cinco anos e o desenvolvimento e produção de dois novos modelos na planta.

O acordo estabelece um formato diferente de negociação para a data-base, que preser­va a inflação do período, prevê aumentos reais e garante a renovação da convenção coletiva por cinco anos.

A proposta aprovada também garante uma negociação de PLR com reajuste pela inflação do período mais aumentos reais anuais de 2%.

Outras conquistas são a garantia de novos produtos que sustentarão a planta pelos próximos 10 anos e descar­tam a necessidade da construção de uma nova fábrica para fazer esses volumes e produtos.

“O acordo é importante para os trabalhadores na Volks e para a cadeia produtiva do ABC”, destacou o secretário-geral do Sindicato.

“Ele beneficiará também o setor de autopeças, o polo-petroquímico e químico, o comércio, entre outros segmentos, pois garante o poder de consumo dos trabalhadores e mantém a economia da região forte e ativa”, finalizou. 

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)