MENU

Volkswagen retoma 3º turno em São Bernardo com Virtus

Publicado: 24 Novembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Com o início da produção do novo sedã Virtus neste mês, a Volkswagen retoma o terceiro turno na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde também é fabricado o novo Polo, que começou a ser feito em julho. A informação de que a empresa voltaria a operar 24 horas por dia foi antecipada pelo então presidente da VW na América do Sul, David Powels, em agosto, quando comentou sobre o investimento de R$ 2,6 bilhões no complexo industrial para receber a mais moderna plataforma modular do grupo, a MQB, sobre a qual são feitos os dois modelos.

“Com o Polo e o Virtus, estamos iniciando a maior ofensiva de produtos da Volkswagen do Brasil de todos os tempos. Graças à grande expectativa do mercado pela chegada desses produtos, e ao sucesso do Polo, estamos acelerando a produção para abastecer os estoques de nossos concessionários e garantir o atendimento aos nossos clientes. Estamos trabalhando fortemente para conquistar uma posição cada vez mais relevante no mercado da América Latina”, afirma em nota o atual presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil, Pablo Di Si.

Ao mesmo tempo, a VW está acelerando a produção do novo Polo, cujas vendas iniciaram neste mês na rede de concessionárias: o modelo já teve mais de 4 mil pedidos de compra, o que também motivou a retomada do terceiro turno na Anchieta. Por sua vez, o Virtus será lançado no fim de janeiro e chega à rede de concessionárias em fevereiro, com planos de ser exportado para outros mercados globais.

“Num intervalo de apenas quatro meses, iniciamos a produção em série de dois modelos globais da Volkswagen, construídos com base na estratégia modular MQB. Esta conquista só foi possível graças à alta qualificação e ao empenho de nossos colaboradores. Estamos felizes por contribuir com este novo momento da marca Volkswagen no Brasil”, destaca o diretor da fábrica Anchieta, Mario Rodrigues.

No início de setembro, a montadora havia confirmado a volta do terceiro turno na planta, que também fabrica a Saveiro (leia aqui). A retomada foi feita de forma gradual, acompanhando a curva de crescimento da produção do novo Polo. Em agosto, na primeira fase, a fábrica voltou a operar em cinco dias na semana, o que pôs fim à utilização do PSE, Programa Seguro Emprego.

“Ao mesmo tempo que utilizamos medidas de flexibilidade para fazer frente aos desafios de mercado, também investimos fortemente na qualificação de nossas pessoas para a introdução de novas tecnologias e a produção de veículos ainda mais avançados, como o novo Polo e o Virtus”, aponta o vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen América do Sul e Brasil, Marcellus Puig.

Para ser capaz de produzir Polo e Virtus, a fábrica Anchieta recebeu investimento de R$ 2,6 bilhões, que sustentou sua modernização, além do desenvolvimento, produção e lançamento dos modelos no Brasil.

“A produção do novo Polo e do Virtus proporcionaram à fábrica Anchieta a introdução de novas tecnologias de indústria 4.0, posicionando a unidade como referência nesse conceito, que cria fábricas inteligentes, conectadas e flexíveis. Com maior assertividade e agilidade no processo produtivo, estamos cumprindo nossas metas de fabricação dos novos modelos”, afirma o vice-presidente de operações da Volkswagen do Brasil e América do Sul, António Pires.

Para a produção dos novos modelos, são utilizados aços de alta resistência, de ultra alta resistência e aços formados a quente, que proporcionam alta rigidez e menor peso, contribuindo para o menor consumo de combustível. A família de motores possui bloco em alumínio.

Entre as várias mudanças, a fábrica recebeu 214 novas ferramentas na estamparia, onde as chapas de aço são moldadas; na armação, onde as peças são unidas (soldadas) dando lugar às carrocerias, são 373 novos robôs que realizam o trabalho de solda a laser. A pintura foi reprogramada e customizada para receber as novas cores dos modelos, além de um equipamento de aplicação de cera nas cavidades, para garantir proteção extra contra corrosão. Na montagem final, onde o carro recebe todos os componentes mecânicos e elétricos, foi introduzido o novo sistema Fahrwerk, onde é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria.

O investimento também realizou uma completa modernização na área de planejamento, infraestrutura, TI e logística, a partir de conceitos de inovação da indústria 4.0.

(Fonte: Automotive Business)