MENU

VW investirá US$ 650 milhões em Pacheco, na Argentina

Publicado: 13 Novembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Volkswagen anunciou que investirá US$ 650 milhões para a modernização de sua fábrica argentina em Pacheco, localizada próxima à capital Buenos Aires, para produzir um novo SUV a partir da plataforma MQB A, a mesma utilizada na fabricação do novo Polo feito no Brasil. O anúncio foi feito na sexta-feira (10) pelo CEO da VW no país, Hernán Vázquez, que recebeu o presidente da Argentina, Mauricio Macri. Também estiveram presentes o CEO e presidente da montadora para o Brasil, América do Sul, Central e Caribe, Pablo Di Si, bem como o CEO global para a marca Volkswagen, Herbert Diess, entre outros representantes da empresa e do governo local.

O aporte sustentará a atualização da planta que deve receber novas tecnologias, inclusive de infraestrutura, para a introdução da nova plataforma MQB A, além de uma nova área de pintura para o complexo industrial. Segundo a publicação, serão criados mais de 2,5 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

A nova plataforma MQB A permitirá à planta de Pacheco produzir um SUV pela primeira vez dedicado à toda a região da América do Sul, que também deverá ser vendido no Brasil. Atualmente, a planta é a responsável pela produção da picape Amarok, que abastece o mercado local, inclusive o Brasil, e a SpaceFox, lá conhecida como Suran.

De acordo com o jornal local Clarín, a montadora não confirmou qual SUV será fabricado na Argentina, por se tratar de um modelo cujo projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas já se fala em um veículo com tamanho similar ao Honda HR-V. Tampouco se sabe sobre o nome do novo modelo, embora o jornal afirme que há tempos rumores indicam a denominação Tharu.

Este novo investimento vem reforçar o plano estratégico global do Grupo Volkswagen, conhecido como Transform 2025+, que tem como um de seus pilares aumentar a oferta de SUVs em todo o mundo.

(Fonte: Automotive Business)