MENU

ZF: trabalhadores do grupo de risco da Covid-19 aprovam acordo

Medida abrange 39 funcionários que fazem parte do grupo de risco da Covid-19; prorrogação da suspensão do contrato de trabalho foi negociada pelo SMetal e teve 95,45% dos votos favoráveis

Publicado: 29 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Com 95,45% dos votos favoráveis, os trabalhadores da ZF do Brasil, Plantas 1 e 2, aprovaram a prorrogação da suspensão de contrato negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A medida abrange 39 funcionários que estão no grupo de risco da Covid-19.

A votação, que aconteceu no Portal SMetal entre quarta e quinta-feira, dias 28 e 29, contou com a participação de 22 (56,41%) trabalhadores do total de 39 aptos a votar. Desses, 21 (95,45%) foram favoráveis ao acordo. Apenas 1 (4,55%) trabalhador preferiu se abster.

O acordo negociado pelo Sindicato garante melhores condições do que as previstas nas medidas do governo federal para crise do coronavírus. A suspensão de contrato dos trabalhadores poderá ser feita por mais 60 dias.

Os trabalhadores que já recebem benefícios do INSS e que não tem direito ao seguro-desemprego, vão receber um complemento da empresa, correspondente ao valor que seria pago pelo governo. Além disso, todos os benefícios – assistência médica e odontológica, ticket alimentação e seguro de vida – serão mantidos.

A proposta aprovada também garante estabilidade no emprego até 31 de dezembro de 2020. Para presidente do SMetal, Leandro Soares, a medida é importante para a segurança dos trabalhadores. “Nosso compromisso com os metalúrgicos leva em conta diversos aspectos. Além de garantir a saúde de todos, estabelecemos critérios para que a renda do trabalhador não fosse duramente afetada e, principalmente, a estabilidade no emprego, que é fundamental para esse momento difícil”.

O dirigente sindical, Clériston Cristovão Albino dos Santos, do CSE da ZF planta 1, lembra que a pandemia ainda não acabou. “Apesar do relaxamento da quarentena, o coronavírus ainda causa mortes em todo país. Por isso, garantir que nossos companheiros de trabalho do grupo de risco sejam protegidos com a segurança da renda e do emprego é uma grande conquista”.

Grupo de risco da Covid-19

São considerados grupo de risco da Covid-19 pessoas idosas de 60 anos ou mais, mulheres grávidas e puérperas e pessoas com doenças pré-existentes, como asma, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e com histórico de AVC ou câncer.

*matéria publicada no site do Smetal