MENU

Encontro reúne metalúrgicos na DAF do Brasil e Holanda em Ponta Grossa (PR)

Publicado: 14 Janeiro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Encontro reúne metalúrgicos na DAF do Brasil e Holanda em Ponta Grossa (PR)Encontro reúne metalúrgicos na DAF do Brasil e Holanda em Ponta Grossa (PR)
A partir da esq., Mauro Carvalho, João Cayres e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos da Holanda

Começou nesta terça-feira (13) o II Seminário Internacional de Cooperação entre Trabalhadores Metalúrgicos do Brasil e da Holanda. O encontro, que se estende até sexta-feira (16), reúne trabalhadores na DAF dos dois países, que integra a Paccar, sexta maior montadora de caminhões do mundo, e está sendo realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa (PR).

Ao longa da semana, os participantes discutem o processo de trabalho nas plantas da empresa,e vão  conhecer as ações de comunicação do Sindicato de Ponta Grossa e do Sindicato dos Metalúrgicos Holandês (FNV Bondgenoten). Além disso, o grupo visita duas autopeças da região e realiza um ato na porta de fábrica da DAF, em Ponta Grossa, que recentemente demitiu funcionários por terem se associado ao Sindicato. 

No encontro, o secretário geral e de Relações Internacional da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), João Cayres, fez uma análise de conjuntura do setor automotivo no Brasil e falou da importância do ato que aconteceu na última segunda-feira (12) em São Bernardo do Campo (SP) em defesa da reintegração dos trabalhadores demitidos na Volkswagen e Mercedes-Benz (leia aqui). “O mercado interno teve uma perda de 7% em 2014, mas na Volkswagen, por exemplo, deixou de investir e perdeu a liderança nas vendas. O ato mostrou o quanto a categoria é unida e forte. Os trabalhadores realizaram uma passeata que reuniu mais de 20 mil pessoas. Metalúrgicos de todo Brasil e entidades internacionais apoiaram nossa luta”, contou.

Crédito: Divulgação
João Cayres destacou união dos metalúrgicos de todo o Brasil João Cayres destacou união dos metalúrgicos de todo o Brasil
João Cayres fez uma análise de conjuntura do setor automotivo no Brasil

De acordo com Cayres, o encontro pode ser o primeiro passo para construir a rede sindical global dos trabalhadores na DAF. “Vou entrar em contato com o sindicato dos trabalhadores na indústria automotiva dos Estados Unidos, o United Auto Workers (UAW), o IAM (Sindicato dos Estados Unidos que representa o setor aeroespacial) e o Unifor (entidade sindical canadense que representa metalúrgicos das montadoras e trabalhadores dos setores de comunicação, papel, energia, saúde, entre outros) para criarmos uma rede sindical global. A rede é importante para não precarizar as condições de trabalho no mundo. Este encontro pode ser o ponto de partida para que ela seja criada", disse Cayres.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa, Mauro Carvalho, o objetivo do encontro é trocar experiências e conhecer a estrutura do movimento sindical dos dois países. “O encontro é uma importante ferramenta que possibilita saber como funciona a organização sindical dos dois países. Nós queremos saber como eles se organizam não só na Holanda, mas em toda a Europa. Ao mesmo tempo, os holandeses também têm muitas dúvidas sobre o papel do Sindicato no Brasil”, afirmou.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)